LETICIALUNA
Dançarina. Amante da Natureza. Feliz com a vida.
DANÇACIGANA
Meu primeiro contato com essa dança foi numa tarde de sábado quando fui encontrar uma das minhas professoras e lá chegando ela estava ensaiando um linda coreografia ao som da música " hoy" de Glória Estefan. Foi simplesmente amor a primeira vista, lembro-me até hoje que toda minha pele arrepiou e da minha vontade de entrar no ensaio e começar a sacudir e rodopiar as saias.
A dança cigana é uma das formas mais encantadoras de bailar não só pelos lindos acessórios e vestimentas mas também por pertencer a cultura de um povo maravilhoso como o povo cigano. Através da dança conseguimos expressar nossos sentimentos e libertar nossos medos e emoções. Os ciganos dançam quando estão felizes a fim de celebrar os momentos felizes mas também dançam quando estão tristes com o propósito de transmitir e entender seus sentimentos.
A dança cigana pode ser feita sozinha, em dupla, trio, grupo, iniciantes, profissionais, para alegrar um evento ou festa, em um ritual ou simplesmente quando se está sozinha em casa. Para executar essa dança a única coisa realmente necessária é que o dançarino ou dançaria se entregue de corpo e alma. Se não for uma musica previamente coreografada pode-se dançar de forma livre respeitando apenas as normas de conduta dos ciganos onde mulheres não devem mostrar as pernas e os homens devem proteger suas mulheres.
Como os ciganos possuem vários clãs espalhados por todo o mundo é normal que a dança sofra algumas variações de país em país, todas essas variações tornam a dança mas rica, interessante e repleta de material para ser estudado por aqueles que a praticam. Independente da vertente a ser estudada ou dançada a dança cigana sempre irá emanar alegria, paixão e uma gama de sentimentos que cativam a todos.
E você? Qual foi seu primeiro contato com essa arte fabulosa?